A  Rede Amazonense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-AM) é um sistema eletrônico de atendimento ao público apresentado pelo Governo do Amazonas por meio da Ouvidoria Geral do Estado. O trabalho é integrado por mais de 30 ouvidorias representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário amazonense. A iniciativa foi instituída no dia 16 de novembro de 2015, ocasião em que as ouvidorias partícipes assinaram um Protocolo de Intenções.

Os trabalhos são realizados em conjunto com órgãos parceiros como o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região, o Comando Militar da Amazônia (CMA), a Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM), dentre outros. Também fazem parte do projeto as ouvidorias existentes na esfera estadual, como a Secretaria do Estado de Educação (Seduc), o Sistema de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), dentre outras.

O projeto apresenta um novo sistema de atendimento ao público por meio de uma rede integrada de ouvidorias disponível no site www.ouvidoria.am.gov.br. Neste endereço o cidadão deve clicar no link “Faça um Manifesto” (http://www.redeouvir-am.com.br). Após o registro, o manifesto é encaminhado automaticamente à ouvidoria pertinente. O objetivo do sistema é dar celeridade ao atendimento público no registro de denúncias, reclamações, sugestões, elogios, dentre outros meios a partir da participação popular.

Órgãos partícipes:

Assembleia Legislativa do Amazonas – Aleam

Comando Militar da Amazônia – CMA

Ministério Público do Estado do Amazonas / Procuradoria Geral de Justiça – MP/AM-PGJ

Prefeitura Municipal de Manaus – PMM

Ouvidoria Geral do Município – OGM

Ordem dos Advogados do Brasil Seção Amazonas – OAB/AM

Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE

Tribunal de Justiça do Amazonas – TJAM – TJAM

Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região – TRT 11ª Região

 

Ouvidorias Especializadas:

Ouvidoria da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas – Seduc

Ouvidoria Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS)

Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública / Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM)